Harry Osborn é um personagem fictício, um anti-herói que aparece nas revistas em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. Ele é o melhor amigo de Peter Parker, filho de Norman Osborn, e o segundo Duende Verde.
O personagem apareceu em muitas adaptações do Homem-Aranha fora dos quadrinhos, incluindo a trilogia de filmes de 2002-2007 interpretado por James Franco e aparece em The Amazing Spider-Man 2, de 2014, interpretado por Dane DeHaan.
Criado por Stan Lee e Steve Ditko, apareceu primeiramente em The Amazing Spider-Man #31, (dezembro de 1965), quando Peter Parker ingressou na Universidade. Harry chegou a ser o companheiro de quarto de Peter, quando este deixou a casa da Tia May. Ele sempre teve uma relação tensa com seu pai (que sofria de psicoses causadas pelas fórmulas químicas que o transformaram em super-vilão) e chegou a sofrer com dependência de drogas, assunto que causou polêmica entre os leitores e censores americanos. Após descobrir que o seu pai era o Duende Verde, Harry assistiu a batalha mortal dele contra o Homem-Aranha, o que lhe desestabilizou por completo, fazendo-o jurar vingança quando seu pai foi morto (acidentalmente) pelo herói. Assim como seu pai, Harry descobriu a identidade secreta de Peter e, cada vez mais psicótico, transformou-se no segundo Duende Verde. Harry tentou controlar sua insanidade e teve alguns períodos de equilíbrio, chegando a se casar e fazer terapia. Mas houve novas recaídas e, num último ataque ensandecido no qual preparou a explosão de uma casa, acabou morrendo vítima do envenenamento dos produtos químicos de seu pai, que injetara em si.
Nome completo
Harold "Harry" Osborn
Espécie
Humano Geneticamente Modificado
Afiliações
- Sexteto Sinistro
Família
Norman Osborn (pai)
Emily Osborn (mãe falecida)
Liz Allan (esposa)
Normie Osborn (filho)
Codinomes conhecidos
Duende Jr., Filho Americano
Filmes
Comentários
Postar um comentário