Lince Negra


Katherine Anne "Kitty" Pryde é um super-herói ficcional que aparece em quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics, comumente em associação com os X-Men. O personagem apareceu pela primeira vez em Uncanny X-Men #129 (janeiro de 1980) e foi co-criado pelo escritor-artista John Byrne e Chris Claremont.

Uma mutante, Pryde possui uma habilidade "faseada" que lhe permite, assim como objetos ou pessoas com quem ela está em contato, tornar-se intangível. Esse poder também perturba qualquer campo elétrico que ela passa, e permite que ela possa andar no ar.

A pessoa mais jovem para se juntar aos X-Men, ela foi interpretada como uma "irmãzinha" para muitos membros mais velhos dos X-Men, preenchendo o papel de folha literária para os personagens mais estabelecidos. Durante esse período, ocasionalmente usa os nomes de código Sprite e Ariel, passando por muitas mudanças de fantasia para cada nome de código até se encontrar com sua roupa de negrito e ouro. Durante a minissérie Kitty Pryde e Wolverine, ela é renomeada como Lince Negra, o alias com quem ela mais se associaria e transições para a descrição mais madura de suas aparências subsequentes. Ela era um dos elos principais dos personagens retratados no título original da Excalibur. Depois de se juntar aos Guardiões da Galáxia, ela assume a identidade do super-herói de seu noivo como Star-Lord.

Na série de filmes X-Men, Kitty foi interpretada por jovens atrizes em cameos: Sumela Kay em X-Men (2000) e Katie Stuart em X2 (2003). Ellen Page interpretou a personagem em X-Men: O Confronto Final (2006) e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014). Ela é classificada como #47 nos 100 melhores heróis de quadrinhos da IGN.

Outros nomes
Katherine Anne "Kitty" Pryde


Espécie
Humana Mutante

Ocupação
Guardiã da galáxia

Afiliações
  • X-Men
  • S.H.I.E.L.D.
  • Excalibur
  • Novos Mutantes
  • Instituto Jean Grey
  • Guardiões da Galáxia

Família   
Samuel Pryde (avô, falecido)
Katherine Pryde (avó)
Carmen Pryde (pai, falecido)
Teresa Pryde (mãe)
Sr. Rosanoff (tio-avô)
Chava Rosanoff (tia-avó)
Kenny (primo)
Jonh Pryde Drake (filho)
Colossus (ex-namorado)
Bobby Drake (ex-marido)
Peter Quill (marido)

Terra Natal
Deershield, Illinois

Base de operações
Nave Milano

Codinomes conhecidos
Ariel, Ninfa, Lince Negra, Senhora das Estrelas

Filmes
X-Men: O Filme (2000) X-Men 2 (2003) X-Men: O Confronto Final (2006) X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Comentários