Prometheus


Título Original: Prometheus
Lançamento: 08 de Junho de 2012 (EUA)
Gênero: Ficção científica, Suspense
Duração: 124 min
Orçamento: US$ 120-130 milhões

Sinopse:
2089. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) são exploradores que encontram a mesma pintura em várias cavernas na Terra. Com base nisto, eles desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria alguma relação com o início da vida no planeta. A dupla convence um milionário, Peter Weyland (Guy Pearce), a bancar uma cara expedição interestelar para investigar o assunto. Desta forma, Elizabeth e Charlie entram para a tripulação da nave Prometheus, composta pelo robô David (Michael Fassbender), a diretora Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba), entre outros. Todos, com exceção de David, hibernam em sono criogênico até que a nave chegue ao objetivo, o que acontece em 2093. Encantados com a descoberta de um novo mundo e a possibilidade de revelarem o segredo da origem da vida na Terra, Elizabeth e Charlie não percebem que o local é também bastante perigoso.

Dirigido por:
- Ridley Scott

Elenco:
* Noomi Rapace - Elizabeth Shaw
* Michael Fassbender - David
* Charlize Theron - Meredith Vickers
* Idris Elba - Janek
* Guy Pearce - Peter Weyland
* Logan Marshall-Green - Charlie Holloway
* Sean Harris - Fifield
* Rafe Spall - Millburn

Posters


Galeria


Curiosidades:

  • Desde o começo do projeto, a ideia era que o Prometheus fosse um prelúdio (dividido em duas partes) da franquia Alien, inidicada em 1979, dirigida pelo mesmo Ridley Scott.
  • Scott e o estúdio 20th Century Fox começaram a discordar em relação ao elenco porque a empresa queria um astro de Hollywood protagonizando, enquanto o diretor preferia uma equipe multicultural.
  • Com os problemas surgidos durante a fase de pré produção, o cineasta preferiu optar por transformar o filme em algo independente, mas segundo ele continuará tendo  "o DNA de Alien".
  • O diretor fez questão de manter a história do filme guardada em segredo, revelando aos poucos, através de teaser (pequenos trailers) algumas imagens e possíveis detalhes da produção.
  • As atrizes Angelina Jolie e Charlize Theron disputaram a personagem Meredith Vickers. No fim das contas, Charlize saiu-se vencedora e papou o papel.
  • Na fase de pré produção, vários nomes femininos surgiram nas notícias sobre o filme, comos os de Michelle Yeoh, Gemma Arteton, Anne Hathaway, Carey Mulligan, Olivia Wilde, Natalie Portman e Abbie Cornish.
  • Entre os atores, James Franco e Ben Foster tiveram seus nomes associados ao projeto em algum momento.
  • Ridley Scott rodou parte de seu filme nos estúdios Pinewood, no Albert R. Broccoli 007 Stage, na Inglaterra.
  • As cenas aquáticas foram rodadas na Espanha, na Cidade da Luz, em Alicante.
  • O elenco e equipe técnica também passou por várias locações na Islândia e na Escócia.
  • O longa deu origem à sequência Alien: Covenant (2017).

Papeis de Parede


Trailer



O filme inspirou a história em quadrinho:
"Alien" publicado por © Dark Horse Comics

Comentários